FIBROSE CÍSTICA

A FIBROSE CÍSTICA (FC), também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença rara, causada por uma  alteração genética (gene CFTR), modificando as características e a viscosidade das secreções produzidas pelo corpo (suor e muco). 


O muco mais espesso que o normal dificulta a eliminação pelo organismo causando acúmulos e obstruções, afetando pulmões, pâncreas e o sistema digestivo


Nos PULMÕES.

O acúmulo e obstruções provocadas pelo muco espesso favorece a  proliferação e colonização por bactérias e fungos prejudicando a saúde e em muitos casos causando danos irreversíveis ao sistema respiratório.  



No PÂNCREAS E SISTEMA DIGESTIVO.

O muco espesso pode também obstruir as vias que levam enzimas digestivas do pâncreas ao intestino, sem essas enzimas a absorção dos alimentos fica comprometida e consequentemente prejudica o crescimento e o desenvolvimento físico.

Com o passar do tempo, pode-se apresentar também: desnutrição progressiva, sinusite crônica, formação de pólipos nasais, doença hepática (cirrose biliar), diabetes  e infertilidade. 

OS SINTOMAS.


Variam de acordo com a idade e acompanhamento médico do paciente. Os principais são:

Suor muito salgado

Pode ser sentido ao beijar a criança.

Diarreia

Frequente, volumosa e com presença de gordura.

Tosse frequente

Crônica com muita secreção, com chiados e infecções respiratórias recorrentes.


Desenvolvimento físico difícil

Mesmo com bom apetite, há dificuldade em ganhar peso.


O DIAGNÓSTICO.


O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento comece prontamente, até mesmo antes que os sintomas apareçam.

Triagem neonatal (teste do pezinho)

Consiste na retirada de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, na primeira semana de vida. Não é um exame definitivo, ou seja, não determina se o bebê tem ou não Fibrose Cística, mas é capaz de indicar a necessidade de exames complementares para definir se o paciente tem de fato a doença. O diagnóstico precoce possibilita o aconselhamento genético aos pais e familiares em relação a futuras gestações. O teste do pezinho também investiga uma série de outras doenças potencialmente graves.


Leia mais sobre o teste do pezinho em MATERIA ESPECIAL FC , Teste do Pezinho.




Teste do suor

Realizado apenas quando há suspeita da Fibrose Cística, através da indução e coleta do suor. O teste avalia a concentração de cloro (ou cloreto) no suor que, acima de um determinado nível, indica a existência da doença.




Teste genético

É uma opção para o diagnóstico de pessoas com suspeita de Fibrose Cística que apresentam níveis intermediários de cloreto no suor (entre 30 e 59 mEq/l) ou mesmo níveis normais. Além disso, é útil para determinar o prognóstico dos pacientes, auxiliar no aconselhamento familiar e determinar possibilidades de tratamento com novos medicamentos.

O TRATAMENTO.

Os Problemas Respiratórios: são os aspectos mais sérios da Fibrose Cística, de modo que o tratamento para prevenir lesões pulmonares é contínuo e complexo, sendo indicado o uso diário de inalações, fisioterapia regularmente, atividade física e Antibióticos para prevenir e curar infecções.




Os Problemas Digestivos: são geralmente tratados com uma combinação do uso de enzimas para corrigir as deficiências digestivas;  vitaminas; e dieta modificada com mais calorias, proteínas, gorduras e muito liquido. A perda excessiva de sal pode, às vezes ser um problema, especialmente durante climas quentes e secos, o sal extra pode ser recomendado.  

COMO A FIBROSE CÍSTICA  É HERDADA



A Fibrose Cística acontece quando os pais são portadores do gene da Fibrose Cística (FC)


Nas pessoas com Fibrose Cística:

O gene (FC) está combinado com outro gene da (FC).


Pessoa com Fibrose Cística = (FC+FC).



Nas pessoas portadoras:

O gene (FC) está combinado com um gene normal (NO).


Portador = (FC+NO) ou (NO+FC)


*Pessoas Portadoras não desenvolvem a doença. 

INCIDÊNCIA E NÚMEROS

A incidência da Fibrose Cística (FC) é de 1 a cada 10.000 nascidos vivos, porém este número pode variar por região, sendo predominante em pessoas da raça branca sem excluir, porém com menor probabilidade em outras raças.

PERGUNTAS E REPOSTAS 

O que é importante saber sobre a Fibrose Cística:

Pode alguém se curar da Fibrose Cística? 

Atualmente não, mas um tratamento rigoroso e acompanhamento médico em Centro de Referência permite que muitas pessoas com Fibrose Cística vivam mais e com boa qualidade de vida.


Alguém com Fibrose Cística pode ter filhos? 

  • Os homens com Fibrose Cística são geralmente estéreis, mas um espermograma deve ser feito para ter certeza. Mesmo sendo estéreis, eles pode ter filhos através da fertilização em vitro. 

  • Muitas mulheres com Fibrose Cística podem ficar grávidas, porém para aquelas que tem a doença moderada ou grave, a gravidez não é aconselhável. 

Pode um adulto desenvolver Fibrose Cística?

Não. A Fibrose Cística está presente desde o nascimento. Mas, em alguns poucos casos, onde os sintomas são fracos, a Fibrose Cística passa desapercebida por algum tempo ou também confundida com outras doenças respiratórias e digestivas.

 

Como a FC afeta os pacientes?

Como toda doença crônica, a Fibrose Cística pode causar problemas sociais.


Crianças muito novas podem recear ir ao hospital, separando-se de seus pais.


Adolescentes, especialmente querem independência. Eles podem se revoltar contra horários, medicações, medições e limitações.


Adolescentes podem ficar ansiosos e deprimidos sobre seu futuro incerto, precisando de orientação nos estudos, na escolha de uma profissão, etc.


Ele/Ela pode ser menor, mais magro que seus colegas; se cansar mais facilmente; ter que tomar medicamentos durante as aulas.


Como afeta os familiares? 

Para a família pode significar.... 


Idas frequentes ao Centro de Tratamento para consultas e exames; tratamento e procedimentos domiciliares como fisioterapias, inalações.... podem tomar muito tempo e ainda cansar quem faz, restringindo as atividades familiares.


Apesar de que a maioria dos medicamentos usados no tratamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS, alguns medicamentos de uso complementar e equipamentos de uso domiciliar podem ser caros, mesmo quando planos de saúde e outras fontes pagam uma parte.


Os pais podem se sentir culpados por terem uma criança com Fibrose Cística.

Os irmãos podem sentir ciúmes da atenção extra dada a ela.


Responsabilidade constante por cuidados, mais a possibilidade repentina de alguma doença aguda, gera muito estresse familiar.

Apesar das limitações, pessoas com Fibrose Cística podem levar uma vida feliz e ativa. A autoconfiança deve ser encorajada para que se sintam independentes e ativos quanto suas condições permitem. 


Pessoas com Fibrose Cística podem ir à escola normalmente. Muitos, quando possível, vão à faculdade, trabalharão e atuarão ativamente na sociedade. 

Há 30 anos atrás a expectativa de vida das pessoas com FC era de apenas 15 anos e muitos não chegavam ao primeiro ou segundo ano primário na escola, hoje graças ao trabalho de instituições como a Associação Fibrocis somado a outras no Brasil, a expectativa de vida atual já passa dos 45 anos com qualidade de vida.



LEIA MAIS EM: 30 anos da Assoc. Fibrocis...


FC em 1 mim.

Consultor científico

Prof. Dr. Antônio Fernando Ribeiro

Edição, Redação e Revisão

Claudenor Abilla

Dra Aline Gonçalves